• Curabitur rhoncus magna
    Curabitur rhoncus magna ac neque lacinia, eu fringilla velit suscipit. Integer et gravida enim. Suspendisse cursus lectus hendrerit massa eleifend, a dictum felis eleifend.
  • Integer et gravida
    Integer et gravida enim, suspendisse cursus lectus hendrerit massa eleifend.

Quem Somos

Home / Quem Somos

A Associação de Cegos Santa Luzia é uma instituição sem fins lucrativos, criada para auxiliar pessoas com deficiência visual, que almejam crescimento tanto profissional quanto educacional. Foi fundada em 1962 pelo Sr. Francisco Chagas, com a contribuição do Sr. Geraldo Magela, com o objetivo de abrigar pessoas com deficiência visual oriundas de cidades do interior de Minas Gerais e de outros estados brasileiros que chegavam a esta capital. O Sr. Francisco Chagas administrou a Associação desde a sua fundação em 1962 até 1973, quando faleceu, deixando a entidade com sede própria e o primeiro pavimento todo construído.

 

Assume então o Sr. Sinval, responsável pela ampliação das dependências, que na época de sua fundação, possuía somente quatro cômodos e hoje conta com três andares.

 

No início, a Associação de Cegos Santa Luzia tinha em seu cerne de atuação o atendimento assistencial às pessoas com deficiência e seus familiares. Com o decorrer do tempo e o advento de outras demandas, a instituição foi ampliando o seu campo de atuação: focada na defesa de direitos, na oferta de moradia para pessoas com deficiência visual carentes e em situação de vulnerabilidade social, no fomento e promoção da escolarização, na habilitação e reabilitação, na promoção da saúde, na contribuição e na construção de conhecimentos relacionados à deficiência visual e no encaminhamento para o mercado de trabalho.

 

Hoje, para se sustentar financeiramente, a Associação de Cegos Santa Luzia conta com doações de seus sócios contribuintes, verbas municipais, projetos de fomento, entre outras arrecadações, que a ajudam a realizar seu trabalho.

 

Tem capacidade para receber dezoito moradores em regime de internato, que tenham como objetivo o aprimoramento escolar e desejem entrar para o mercado de trabalho. Além disso, atende usuários externos (não moradores), oferecendo-lhes todos os benefícios e projetos institucionais, excluindo a moradia.

 

Ao longo desses cinquenta anos que a Santa Luzia existe, já conseguiu colocar vários de seus beneficiários no mercado de trabalho. Muitos de seus moradores, hoje são funcionários públicos, trabalham em empresas privadas, enfim, conquistaram seu lugar e sua independência.

 

O objetivo da Associação é dar oportunidade para mais pessoas e fazer com que conquistem seu lugar como cidadãos, conscientes de seus direitos e cumpridores de seus deveres. E que se sintam responsáveis por proporcionar mudanças na estrutura social que os rodeia.

Nossos Parceiros